top of page

História da Espanha

Na antiguidade a Península Ibérica foi habitada por Celtas, Fenícios, Gregos e Cartagineses. Em 49 aC a região foi  conquistada e unificada pelo Império Romano.

 

No século 4, teve início as invasões de tribos bárbaras, com predomínio final dos visigodos. No século 8, os mouros, que já dominavam o norte da África, estenderam seu domínio à Península Ibérica. Nos séculos seguintes os cristãos foram gradativamente reconquistando a Península, sendo Granada o último domínio mouro.

 

Após séculos de luta, a reunificação da Espanha foi finalmente concluída em 1492, com a retomada de Granada e o casamento dos reis católicos: Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão.

 

O período seguinte é de prosperidade para a Espanha, com forte investimento na expansão marítima, seguindo Portugal, a maior potência da época.

 

A viagem de Cristóvão Colombo, sob patrocínio espanhol, tornou a América conhecida na Europa. Nos anos seguintes, a exploração da América trouxe enorme quantidade de metais preciosos e pau brasil. Colombo, entretanto, desembarcou em terras portuguesas pelo Tratado de Alcáçovas. O conflito com Portugal deu origem ao Tratado de Tordesilhas, em 1494.

 

Em 1580, Felipe II reivindicou o trono de Portugal. A União Ibérica transforma a Espanha na maior potência econômica do Planeta, na época. Em 1588, a armada espanhola, considerada invencível, foi derrotada pela Inglaterra, com grande perda para Império Espanhol.

 

Portugal separou-se da Espanha, em 1640.

No início do século 19, as colônias espanholas americanas iniciaram movimentos de  independência. Em 1898, a Guerra Hispano-Americana resulta no fim do Império Espanhol, com as últimas colônias cedidas para os Estados Unidos.

© 2023 by ALEXA HILL. Proudly created with Wix.com

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • Twitter Basic Black
  • Black YouTube Icon
  • SoundCloud Basic Black
bottom of page