Cultura Espanhola
A cultura espanhola é uma cultura europeia, tendo recebido diversas influências. Tem suas origens nas culturas ibérica, celta, celtibera, latina, visigótica, católica romana, e islâmica. A história, os relevos montanhosos e os mares que a cercam, contribuíram significativamente para formação de sua cultura atual. Existe um patrimônio cultural comum a todos os espanhóis, em suas regiões, há diversas manifestações culturais ligados a sua geografia. Estas manifestações refletiram diretamente em todos os campos culturais da Espanha: arte, tradições, literatura, língua e dialetos, música, gastronomia, entre outros.
A definição de uma cultura nacional espanhola tem sido caracterizada pela tensão entre o Estado centralizado, dominado nos últimos séculos por Castela, e muitas regiões e povos minoritários. Além disso, a história da nação e de seu ambiente mediterrânico e atlântico desempenhou papéis fortes na formação de sua cultura. Depois da Itália, a Espanha tem o segundo maior número de sítios classificados como Patrimônio Mundial pela UNESCO no mundo, com um total de 40.
Esportes Típicos
Esportes:
A Vuelta a España é o principal evento esportivo do país, que junto ao Giro d’Italia e o Tour de France, é uma das três Grandes Voltas, do ciclismo mundial. A Vuelta teve sua primeira edição em 1935, porém não houve edições durante a 2ª Guerra Mundial. Teve seu retorno em 1955 até atualmente. Até 2009 foram 63 edições da Vuelta a España.
Os esportes da Espanha são dominados, principalmente, pelo ciclismo, o futebol (desde o século XX), o basquete, o ténis, o handebol, e pelos esportes de motor, principalmente momotociclismo. A partir dos Jogos Olímpicos de 1992, disputados na cidade de Barcelona, o país entrou na elite mundial em diversos esportes. Tem como um dos maiores ídolos no esporte, Alberto Contador, da equipe Astana Pro Cycling Team. Contador é vencedor do Tour de France 2007 e 2009, além do Giro d'Italia 2008 e Vuelta a España também em 2008, entre outras vitórias em voltas. É considerado o melhor ciclista da atualidade, e um dos grandes nomes do esporte de todos os tempos. No futebol, sua primeira conquista de uma copa do mundo de futebol, deu-se em 2010, onde venceu a Holanda na final e conquistou a copa do mundo de futebol de 2010.



Culinária do País
Culinaria:
Assim como sua cultura, a culinária da Espanha se tornou muito diversificada com uma grande quantia de misturas. Os espanhóis dão valor a diferentes tipos de guisados e frutos do mar. Além disso, é comum os pratos incluírem feijão, batata e pão. Essas e outras curiosidades atraem muitos turistas anualmente para o país.
Como é de praxe, há uma variação das comidas típicas de lugar para lugar. Isso se deve ao fato da cozinha espanhola ser basicamente criada de produtos extraídos da terra, onde a variação é inevitável. Sendo assim, podemos resumir que a comida espanhola é totalmente de tradição popular, como as danças e roupas típicas.
As influencias alimentícias da Espanha são dos vizinhos europeus e da cozinha norte-americana. Os pratos e ingredientes são os mesmos de duzentos anos atrás, fato que comprova a forte tradição da cultura espanhola.
Algumas comidas Espanholas:
Gazpacho, é um prato que se come frio, uma sopa fria à base de hortaliças, com destaque para o tomate, o pepino e o pimentão, muito popular no sul de Portugal, no sul da Espanha e outros países centro americanos.
Cocido, O puchero é uma comida à base de carnes e embutidos, legumes, verduras, ovos cozidos e, às vezes, banana, que são cozidos juntos, com temperos, na mesma panela. É uma comida característica de vários países. Na Espanha, é chamado puchero ou cocido, sendo o mais conhecido o cocido madrileno. O puchero é a versão espanhola para o cozido português.
Paella ou paelha, um dois pratos espanhóis mais conhecido no exterior. é um prato à base de arroz, típico da gastronomia espanhola e que tem as suas raízes na comunidade de Valência - daí que em Portugal seja comumente conhecido como arroz à valenciana.